WebDesign
Aracaju
Sergipe
Turismo
Eventos
Galeria Virtual
Livraria Online
Album
Notícias
Mercado Publicitário
Cartões Postais
Livro de visitas
Compras em Aracaju
Fale Conosco
Home


Cadastre-se para receber regularmente notícias de Aracaju via e-mail.


Gostaria de levar o nome de sua cidade em seu e-mail, tipo: nome@aracaju.com?


A sua cidade está cada dia mais bonita.
Fizemos algumas fotos, pra você matar as saudades.


Você tem interesses em Aracaju ou em algum lugar em Sergipe nos quais possamos ser uteis, escreva pra nós.


Envie cartão postal com imagens de Aracaju. Quem receber, vai adorar conhecer um pouco de nossa cidade.

João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes

Membro do Instituto Filológico Brasileiro e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fez parte da Academia Brasileira de Letras (o primeiro sergipano eleito), tendo ocupado com brilho a cadeira de Luiz Guimarães Júnior.

Editado em 23/06/99

Filho de Manoel Joaquim Fernandes e D. Guilhermina Ribeiro Fernandes, João Ribeiro nasceu a 24 de junho de 1860 na Cidade de Laranjeiras em Sergipe.

Iniciou os primeiros estudos na cidade natal e completou o curso de humanidades no Atheneu Sergipense de Aracaju em 1880.

Em 1881 segue para o Rio de Janeiro, com o fim de completar os estudos.

Dedicando-se ao magistério particular, lecionou nos colégios D. Pedro de Alcântara, Alberto Brandão e outros, aplicando- se com todo ardor á lingüistica em que se tornou notável.

Em 1885 exerceu o cargo de oficial da Biblioteca Nacional, lugar para qual foi nomeado após concurso, deixando-o em Novembro de 1890.

Em 1887 submeteu-se a concurso para a cadeira de Português do Colégio Pedro II, depois Gymanasio Nacional, e em 1890 foi nomeado para a de História Universal.

Bacharelou-se em 1894 em Ciências Sociais pela Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro e em 1896 foi á Alemanha, comissionado pelo Governador Federal, para o estudo da Instrução naquele e em outros países, representando no mesmo ano o Brasil na confederação de Dresde sobre a propriedade literária.

No ano seguinte, 1897, representou oficialmente o Brasil no Congresso reunido em Londres para a organização do Catálogo Internacional.

Em Abril de 1911 foi nomeado para reger o ensino de sintaxe portuguesa do Pedagogium. Em 1914 partiu para a Suíça fixando residência em Genebra, a fim de prosseguir nos seus trabalhos literários tendo regressado em Setembro do mesmo ano.

Foi uma acentuada individualidade literária e uma das organizações mais bem dotadas da geração brasileira.

Tradutor admirável e filólogo distinto, publicou três gramáticas da língua portuguesa, correspondente aos três graus do ensino da língua, - primária, média e superior os quais foram adaptados no ensino oficial.

Como poeta, tem entre outros trabalhos uma coleção de poesias que premiam pela pureza da linguagem e escrupulosa correção da forma. É também um prosador distinto, como se vê dos seus diversos artigos críticos e contos primorosos.

Membro do Instituto Filológico Brasileiro e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, fez parte da Academia Brasileira de Letras (o primeiro sergipano eleito), tendo ocupado com brilho a cadeira de Luiz Guimarães Júnior.

João Ribeiro faleceu no Rio de Janeiro a 13 de Abril de 1934, coincidentemente numa Clínica Hospitalar situada no bairro de Laranjeiras.

Outros destaques em Aracaju

Cadastre-se para receber notícias regulares via e-mail:

Home | Sergipe | Turismo | Eventos | Galeria Virtual | Album
Livraria Online | Notícias | Livro de Visitas | Cartões Postais
Fale Conosco