WebDesign
Aracaju
Sergipe
Turismo
Eventos
Galeria Virtual
Livraria Online
Album
Notícias
Cartões Postais
Livro de visitas
Fale Conosco
Home


Cadastre-se para receber regularmente notícias de Aracaju via e-mail.


Gostaria de levar o nome de sua cidade em seu e-mail, tipo: nome@aracaju.com?


A sua cidade está cada dia mais bonita.
Fizemos algumas fotos, pra você matar as saudades.


Você tem interesses em Aracaju ou em algum lugar em Sergipe nos quais possamos ser uteis, escreva pra nós.


Envie cartão postal com imagens de Aracaju. Quem receber, vai adorar conhecer um pouco de nossa cidade.

"8 de julho, emancipação de Sergipe"

Editado em 08/07/01

Há exatamente 181 anos Sergipe alcançava sua emancipação política.

O decreto assinado por D. João VI em 8 de julho de 1820 afirma que emancipar a Capitania de Sergipe Del Rei para que tenha um governo independente é do interesse do Reino do Brasil e coincide com a prosperidade que ele se propõe eleva-lo.

Sergipe, desde 1537, esteve vinculado ao território baiano por força da divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias. Na ocasião, a Capitania da Bahia foi doada a Francisco Pereira Coutinho. Em 1696, o território sergipano veio a tornar-se comarca passando a ter autonomia jurídica. Entretanto, continuava dependente política e economicamente da Bahia.

A disposição do Regente em 1820 de emancipar Sergipe Del Rei políticamente da Bahia é de um período de grande prosperidade econômica na região. Naquela ocasião, Sergipe contava com mais de 200 engenhos de açucar e importantes fazendas com grandes rebanhos bovinos.

A notícia da emancipação de Sergipe somente foi conhecida pelos sergipanos em 24 de outubro daquele ano.

Muitos interesses foram contrariados com a decisão de sua majetade. Empresários da industria acucareira em Sergipe, vinculados à Bahia, dependentes financeiramente do merccado em Salvador, apoiavam o movimento pela reanexação. Esse movimento contribuiu para a decisão da Bahia em mandar tropas para depor e prender o primeiro governador de Sergipe, eleito em fevereiro de 1821, Carlos César Bulamarque, antes mesmo que completasse um mês de seu governo.

Em dezembro de 1822 D. Pedro I reconhece a decisão de D. João VI pela autonomia de Sergipe e seu primeiro governo - Manuel Fernandes da Silveira - tomou posse regularmente em 1824.

A emancipação atualmente é comemorada pelos sergipanos em duas datas: 8 de julho, data da Carta Régia e 24 de outubro, data da chegada da notícia.

Detalhes da História de Sergipe podem ser encontrados no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e no Memorial de Sergipe. Este último, conta em seu acervo com peças do Museu Histórico Rosa Faria. Ambos em Aracaju.

Outros destaques em Aracaju

Cadastre-se para receber notícias regulares via e-mail:

Home | Sergipe | Turismo | Eventos | Galeria Virtual | Album
Livraria Online | Notícias | Livro de Visitas | Cartões Postais
Fale Conosco